Política
Maioria deseja mudança na prefeitura de SP, aponta pesquisa FESPSP
O levantamento mostra que a reprovação à gestão de Ricardo Nunes (MDB) supera a aprovação


A pesquisa da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo divulgada nesta segunda-feira 26, que indicou empate técnico entre o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL) e o prefeito Ricardo Nunes (MDB) na disputa pelo comando de São Paulo, também captou a insatisfação dos eleitores com a atual gestão.
Segundo o levantamento, 68% dos entrevistados disseram que preferem votar em um candidato que represente “a mudança da atual gestão da prefeitura”.
Por outro lado, 29,4% dos entrevistados preferem votar na “continuidade da atual gestão da prefeitura”. Os que não sabem ou não responderam representam 2,6%.
A pesquisa detalhou como o desejo de mudança se expressa. Para 30,9% dos eleitores, é preciso “mudar algumas coisas do que está sendo feito”. Em índice próximo, 28,7% disseram querer votar em um candidato que mude “boa parte do que está sendo feito”.
Os que desejam uma mudança ainda mais radical – ou seja, “mudar tudo o que está sendo feito” – somaram 23,2%. Por seu turno, os que acham que o futuro mandatário não precisa mudar “nada” são 7,9%. Ainda, aqueles que disseram que o próximo prefeito não precisa “mudar quase nada” totalizaram 7,8%. Não sabem ou não responderam 1,5% dos entrevistados.
Reprovação de Ricardo Nunes supera aprovação
A pesquisa também buscou saber como os paulistanos avaliam a gestão Nunes. Agora, pela primeira vez, o índice de reprovação do candidato apoiado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) supera a aprovação.
Chega a 47,2% o índice dos que reprovam a gestão Nunes. Na última pesquisa, divulgada em julho, era de 40,7%. Já a aprovação, que era de 49,3% no mês anterior, caiu para 46,2%. Os que não sabem ou não responderam somaram 6,6%.
A pesquisa da FESPSP foi realizada entre 20 e 22 de agosto. O levantamento ouviu 1.500 pessoas. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais. O registro no Tribunal Superior Eleitoral é SP-02735/2024.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.