Política
Ibama aciona PF para investigar suposta ação criminosa nos incêndios em São Paulo
‘Tem gente colocando fogo’, comentou o presidente Lula durante sua passagem pela sede do Ibama, em Brasília, onde acompanhou a situação das queimadas no País neste domingo


O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) acionou, neste domingo 25, a Polícia Federal para que seja investigada uma suposta ação criminosa e coordenada na origem dos incêndios florestais em São Paulo.
O ofício do órgão foi assinado por Rodrigo Agostinho, presidente do instituo.Andrei Rodrigues, diretor-geral da PF, confirmou a abertura de dois inquéritos para apurar as suspeitas de crime envolvendo as queimadas em SP. Ao todo, são 14 delegacias do estado envolvidas nas apurações. Outras 30 investigações foram abertas para esclarecer a causa do fogo em outros estados.
“Quase todo incêndio no Brasil é criminoso. Não temos incêndio espontâneo e são raros os casos de acidente, como um caminhão que pegou fogo, ou uma queda de um cabo de alta tensão. Em São Paulo, há uma desconfiança de que tudo foi organizado, pois os focos aconteceram praticamente no mesmo horário” disse Rodrigo Agostinho, do Ibama, ao jornal O Globo deste domingo 25.
Lula no Ibama
Também neste domingo, o Ibama recebeu a visita do presidente Lula (PT) e da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva. Os dois acompanharam, de Brasília, a situação das queimadas no País. Além de São Paulo, há registros de fogo na Amazônia e no Pantanal. A fumaça tem encoberto cidades, incluindo a capital federal.
Brasília (DF), 25/08/2024 – Brasília amanhece encoberta por fumaça causada por incêndios florestais dos últimos dias. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Na reunião, Lula recebeu informações e comentou a possibilidade de que as queimadas sejam criminosas:
“Até agora não conseguiram detectar nenhum incêndio causado por raio. Significa que tem gente colocando fogo”, diz Lula em um trecho do encontro divulgado nas redes sociais.
A ministra do Meio Ambiente afirmou, após a declaração do presidente, que todos os casos estão em investigações.
“Em todas as situações que há suspeita de incêndio criminoso, que está acontecendo no Pantanal, na Amazônia e, possivelmente nesse processo que se desencadeou em São Paulo, está sendo feita uma investigação.
Em reunião no @ibamagov na tarde de hoje, ao lado da ministra @MarinaSilva, o presidente da entidade afirmou que não há, até agora, nenhum incêndio detectado por causas naturais. Significa que tem gente colocando fogo de maneira ilegal, uma vez que todos os estados do país ja… pic.twitter.com/0d0ecHV4NQ
— Lula (@LulaOficial) August 25, 2024
Dois presos
Em SP, dois homens foram presos acusados de causar incêndios criminosos no estado. Uma prisão foi realizada no sábado, em Rio Preto, e outra no domingo, em Batatais. As prisões foram anunciadas pelo governador, Tarcísio de Freitas (Republicanos), que não deu detalhes de quem são os criminosos e nem sobre as possíveis motivações para o crime.
Aeronaves
O governo federal iniciou, também, uma operação para combater o fogo em São Paulo. Serão quatro aeronaves das Forças Armadas envolvidas na ação. A operação ocorre após uma conversa entre Marina Silva e o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), que instalou um gabinete de crise após o agravamento da situação no estado.
A gestão federal, em nota, também informou que trabalha para liberar recursos para as mais de 40 cidades atingidas pelos incêndios e fumaça que decretaram situação de emergência.
“Assim que as cidades atingidas pelos incêndios obtiverem reconhecimento federal de situação de emergência, o Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional também poderá liberar recursos para ajudar os municípios paulistas com ações de assistência humanitária”, informa o comunicado do governo federal.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Com 46 cidades em alerta, SP reforça ações para combate aos incêndios
Por Agência Brasil
Ministério da Defesa vai enviar aviões para combater incêndios em São Paulo
Por CartaCapital
Pantanal em chamas
Por Fabíola Mendonça
Urgência verde
Por Maurício Thuswohl