O acordão entre governo, STF e Congresso colocará um freio à chantagem de Lira e cia?
Programa ‘Fechamento’ apresenta os principais destaques da edição semanal de CartaCapital
No ‘Fechamento’ da semana, Mariana Serafini e Rodrigo Martins entrevistam o advogado Pedro Serrano, professor de Direito Constitucional da PUC de São Paulo, colunista de CartaCapital e um dos subscritores da ADI 7697, movida pelo PSOL para questionar a constitucionalidade das emendas apresentadas por deputados federais e senadores ao orçamento da União, as chamadas emendas impositivas. Após o ministro Flávio Dino, relator do caso, suspender o pagamento delas por falta de regras de transparência na destinação dos recursos, líderes do governo, do Congresso e STF chegaram a um acordo, estabelecendo novos critérios. O vícios serão sanados?
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.