Política

Levantamento do Paraná Pesquisas confirma ‘cenário embolado’ na disputa pela prefeitura de SP; veja os resultados

Intenções de voto em Marçal cresceram e fizeram o coach se aproximar de Nunes e Boulos, que ainda empatam tecnicamente na liderança

Levantamento do Paraná Pesquisas confirma ‘cenário embolado’ na disputa pela prefeitura de SP; veja os resultados
Levantamento do Paraná Pesquisas confirma ‘cenário embolado’ na disputa pela prefeitura de SP; veja os resultados
Apoie Siga-nos no

Uma nova pesquisa divulgada pelo instituto Paraná Pesquisas nesta sexta-feira 23 revela um ‘cenário embolado’ na corrida eleitoral para a prefeitura de São Paulo. Segundo o levantamento, o atual prefeito, Ricardo Nunes (MDB), está tecnicamente empatado com Guilherme Boulos (PSOL) na liderança. Os dois, porém, viram Pablo Marçal (PRTB) crescer e se aproximar.

De acordo com o instituto, Nunes lidera numericamente com 24,1% das intenções de voto. Ele é seguido de perto por Boulos, com 21,9%. Os dois, importante ainda registrar, oscilaram negativamente na comparação com o levantamento anterior.

Marçal, por sua vez, cresceu 5,4 pontos percentuais. Ele estava com 12,5% na última pesquisa e saltou para 17,9% no levantamento desta sexta. O resultado faz com que o coach se distancie do apresentador José Luiz Datena (PSDB), quarto colocado na pesquisa com 13,2%, e da deputada Tabata Amaral (PSB), que segue na quinta posição, apesar de uma oscilação positiva. O percentual de Marçal pode, também, ser considerado um empate técnico com Boulos. Veja os números:

Essa tendência – um cenário embolado pelo crescimento de Marçal e leve encolhimento de Boulos e Nunes – já havia sido mostrada pela pesquisa AtlasIntel, divulgada na última quarta-feira 21, e pela pesquisa Datafolha, divulgada na quinta 22.

Raio-X dos eleitores

A pesquisa também oferece um perfil detalhado do eleitorado. Guilherme Boulos lidera entre os homens, com 23,4% das intenções de voto, enquanto Ricardo Nunes é o preferido entre as mulheres, com 25,7%. 

No recorte etário, Nunes tem vantagem entre eleitores acima de 45 anos, enquanto Boulos e Marçal disputam o apoio dos mais jovens. 

Em termos de escolaridade, Boulos se destaca entre os eleitores com ensino superior, enquanto Nunes atrai principalmente aqueles com ensino fundamental e médio.

Segundo turno estimulado

Quando o cenário é de segundo turno entre Ricardo Nunes e Guilherme Boulos, o atual prefeito aparece com 50,7% das intenções de voto contra 34,2% de Boulos, mantendo uma posição praticamente inalterada em relação à pesquisa anterior, quando Nunes aparecia com 50,1% das intenções de voto e Boulos, com 34,2%.

A pesquisa também analisou uma eventual disputa de Marçal com os dois outros candidatos no segundo turno. Marçal, nesses casos, seria derrotado por Nunes (52,1% a 25,7%) e por Boulos (42,9% a 38,3%).

Rejeição

A pesquisa ainda mediu a rejeição dos candidatos. Nesse quesito o deputado federal o PSOL lidera o ranking, com 32,7%, seguido por Marçal, com 25,7% de rejeição e Datena, com 19,5%. 

Boulos e Marçal tiveram, segundo o instituto, um aumento de rejeição, em uma comparação com a última pesquisa de agosto, quando marcavam 28,2% e 20,3%, respectivamente. 

O atual prefeito aparece na lista apenas em 5º colocado, com 15,4% das rejeições. Os entrevistados, vale dizer, poderiam citar mais de um candidato.

O Paraná Pesquisa ouviu 1.500 eleitores da cidade de São Paulo. As entrevistas foram realizadas presencialmente entre 19 e 22 de agosto. A margem de erro é de 2,6 pontos percentuais, com índice de confiança de 95%. O registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é SP-06659/2024.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo