Política
Datafolha no Recife: João Campos abre 70 pontos sobre candidato do PL e caminha para vencer no 1º turno
A situação é de estabilidade em comparação com a pesquisa anterior, realizada entre 6 e 7 de agosto
Um levantamento Datafolha publicado nesta quinta-feira 22 reforça o favoritismo do prefeito do Recife e candidato à reeleição, João Campos (PSB), no pleito de outubro. Ele aparece com 70 pontos de vantagem sobre o segundo colocado, Gilson Machado (PL), e caminha para vencer a disputa no primeiro turno.
Confira os resultados do cenário estimulado:
- João Campos (PSB): 76%
- Gilson Machado (PL): 6%
- Daniel Coelho (PSD): 5%
- Dani Portela (PSOL): 4%
- Técio Teles (Novo): 1%
- Ludmila Outtes (UP): 0%
- Victor Assis (PCO): 0%
- Simone Fontana (PSTU): 0%
- Em branco/nulo/nenhum: 5%
- Não sabem: 2%
A situação é de estabilidade em comparação com a pesquisa anterior, realizada entre 6 e 7 de agosto. Na ocasião, Campos marcava 75%, ante 7% de Coelho, 6% de Machado e 3% de Portela.
O Datafolha também mediu a rejeição aos candidatos. Veja os números:
- Ludmila (UP): 39%
- Gilson Machado (PL): 34%
- Tecio Teles (Novo): 31%
- Victor Assis (PCO): 30%
- Daniel Coelho (PSD): 28%
- Simone Fontana (PSTU): 26%
- Dani Portela (PSOL): 25%
- João Campos (PSB): 7%
- Rejeita todos/não votaria em nenhum: 3%
- Votaria em qualquer um/não rejeita nenhum: 3%
- Não sabe: 9%.
O instituto entrevistou 910 eleitores no Recife, entre 20 e 21 de agosto. A margem de erro é de três pontos percentuais, com um nível de confiança de 95%. O registro no Tribunal Superior Eleitoral é PE-06023/2024.
2026 já começou
Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.
A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.
Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.
Assine ou contribua com o quanto puder.



