Política

Em evento com Lula, comandante do Exército alfineta sobre corte do orçamento militar

General esteve ao lado do presidente na cerimônia do Dia do Soldado, celebrado nesta quinta-feira, em Brasília

Em evento com Lula, comandante do Exército alfineta sobre corte do orçamento militar
Em evento com Lula, comandante do Exército alfineta sobre corte do orçamento militar
O general Tomás Miguel Ribeiro Paiva e o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. Foto: Ricardo Stuckert/PR
Apoie Siga-nos no

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou, nesta quinta-feira 22, em Brasília, da solenidade do Dia do Soldado. O evento contou com a presença de militares, autoridades governamentais e ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), como Luís Roberto Barroso, Alexandre de Moraes e Gilmar Mendes.

Durante a cerimônia, o comandante do Exército, general Tomás Paiva, proferiu uma ordem do dia alusiva à data. No discurso, o militar ressaltou ‘as contribuições das Forças Armadas em diversas frentes’ e fez uma espécie de cobrança a Lula, alfinetando as restrições orçamentárias enfrentadas pela corporação.

A cerimônia não foi transmitida no canais oficiais do governo. O trecho em questão foi divulgado pelo site G1.

Na mensagem lida, Paiva destacou o envolvimento dos militares em operações essenciais do plano de governo da atual gestão. A lista de ações incluiria o combate ao garimpo ilegal, a proteção dos indígenas yanomami, a contenção das queimadas no Pantanal, o socorro às vítimas das cheias no Rio Grande do Sul e a vigilância da faixa de fronteira.

“Esse espírito perseverante e de doação integral à carreira é mantido incólume, mesmo sob os efeitos das restrições orçamentárias que atingem a todos”, afirmou o general. Mais adiante, ele voltou a sublinhar os termos e dizer que ‘apesar das limitações financeiras, o Exército não tem negligenciado a necessidade de modernização dos equipamentos militares’. Ele mencionou, por exemplo, a aquisição de helicópteros, blindados e mísseis.

O comandante também enfatizou, em vários trechos, o compromisso do Exército com suas funções constitucionais:

“Esses são os soldados que o País quer: cidadãos brasileiros comprometidos com as leis e defensores da nossa Constituição,” declarou Paiva, conforme registra o site.

Cerimônia do Dia do Soldado, no Quartel-General do Exército. Brasília – DF.
Foto: Ricardo Stuckert / PR

Medalhas

Durante o evento, o presidente também entregou a Medalha do Exército Brasileiro à judoca Beatriz Souza, ganhadora do ouro nos Jogos Olímpicos de Paris-2024. Outros homenageados foram o judoca Guilherme Schmidt e a jogadora de vôlei Natália Araújo, a Natinha. Os dois atletas ganharam medalhas de bronze na França. O trio integra o programa de atletas de alto rendimento do Exército e têm a patente de terceiro-sargento.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo