CartaExpressa

Candidato a prefeito de João Pessoa receberá proteção da PF

O deputado Ruy Carneiro (Podemos) registrou um boletim de ocorrência por ameaça após cancelar agenda

Candidato a prefeito de João Pessoa receberá proteção da PF
Candidato a prefeito de João Pessoa receberá proteção da PF
O candidato a prefeito de João Pessoa Ruy Carneiro registra boletim de ocorrência. Foto: Divulgação
Apoie Siga-nos no

O deputado federal Ruy Carneiro (Podemos), candidato à prefeitura de João Pessoa (PB), ganhará escolta da Polícia Federal. O pedido partiu do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).

No ofício, Lira afirma que as disputas eleitorais “têm sido marcadas por crescente violência a ameaçar o espírito democrático que deve permear as eleições em nosso País”.

Carneiro teve de cancelar uma atividade de campanha na última quinta-feira 15 e registrou um boletim de ocorrência no qual afirmou haver ameaças de facções criminosas na capital paraibana.

Na ocasião, segundo o candidato, o dono de um circo onde aconteceria o evento relatou ter recebido ordens de traficantes para desmarcar a agenda. A ameaça dava conta de que o local seria incendiado e a família do proprietário estaria em perigo.

“Nesse cenário, com o fim de proteger prerrogativas constitucionais do deputado federal Ruy Carneiro, que noticia sérias ameaças à sua integridade e de sua família durante eventos políticos havidos nesse estado, solicito a vossa excelência a adoção de medidas necessárias a garantir a segurança do congressista em tela, observados os limites do território paraibano”, escreveu Lira.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo