Política

A avaliação de Lula na cidade de São Paulo, segundo a pesquisa AtlasIntel

O presidente é pior avaliado que o governador Tarcísio de Freitas, mas aprovação do petista supera a do prefeito Ricardo Nunes

A avaliação de Lula na cidade de São Paulo, segundo a pesquisa AtlasIntel
A avaliação de Lula na cidade de São Paulo, segundo a pesquisa AtlasIntel
Avaliação negativa supera a positiva de Lula na cidade de São Paulo - Foto: Mateus Bonomi
Apoie Siga-nos no

A mais recente pesquisa AtlasIntel sobre a corrida eleitoral na cidade de São Paulo também traz dados sobre a aprovação do desempenho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na maior cidade do país. O petista é pior avaliado que o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), mas tem aprovação superior à do prefeito Ricardo Nunes (MDB), que tenta a reeleição.

Segundo a AtlasIntel, 42% dos eleitores paulistanos aprovam o desempenho de Lula, contra 50% que desaprovam. Há, ainda, 8% que não souberam avaliar.

No caso de Tarcísio, o índice de pessoas que aprovam e desaprovam seu trabalho é idêntico: 44%. Outros 12% não souberam opinar. Ricardo Nunes tem apenas 29% de aprovação, contra 57% de desaprovação, segundo a pesquisa. E 16% responderam que não sabem avaliar.

Em outra pergunta do questionário, os entrevistadores perguntaram aos eleitores: “Como você avalia o desempenho dos seguintes líderes de governo?”, mais uma vez verificando as opiniões sobre Lula, Tarcísio e Nunes. Quando consultados sobre Lula, 30% disseram que o desempenho é “ótimo” ou “bom”; 28% apontaram um trabalho “regular”, e 42% responderam “ruim ou péssimo”.

Tarcísio, mais uma vez, tem números melhores: 36% de “ótimo” ou “bom”; 33% de “regular” e 31% de “ruim” ou “péssimo”. Nunes foi considerado “ótimo” ou “bom” por 18% dos entrevistados; “regular” por outros 40% e “ruim” ou “péssimo” por 42%.

A pesquisa ouviu 1.803 pessoas entre os dias 15 e 20 de agosto, com dois pontos percentuais de margem de erro, para mais ou para menos.

A corrida para a Prefeitura

O deputado federal Guilherme Boulos (PSOL) lidera a corrida eleitoral pela Prefeitura de São Paulo, com 28,5% das intenções de voto, segundo a mais recente pesquisa AtlasIntel. O levantamento foi divulgado nesta quarta-feira 21.

O resultado indica que Boulos ainda tem certa folga na dianteira do levantamento, embora a vantagem em relação ao segundo colocado, Ricardo Nunes (MDB), atual prefeito em busca de reeleição, tenha diminuído, já que o parlamentar também reduziu o volume de apoiadores. Nunes aparece com 21,8% das intenções de voto, 6,7 pontos percentuais abaixo de Boulos. No último levantamento, do início do mês, a distância era de 7,8 pontos percentuais.

Em terceiro lugar na pesquisa desta quarta-feira quem aparece é Pablo Marçal (PRTB). O coach saltou 5,3 pontos percentuais desde o dia 8 de agosto e chegou a 16,3% das intenções de voto. Essa é a menor distância registrada entre o segundo colocado, Nunes, e um terceiro lugar da pesquisa.

O cenário monitorado pela AtlasIntel é fechado pela deputada federal Tabata Amaral (PSB) com 12% das intenções de voto e pelo apresentador José Luiz Datena (PSDB), que registra 9,5%. Os demais candidatos somam menos de 5% das intenções, enquanto votos em branco e nulos alcançam 6,2% e os indecisos apenas 0,9%.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo