Sociedade
Prazo para recurso após gabarito do ‘Enem dos Concursos’ termina nesta quarta; saiba como fazer
Candidatos que participaram do CNU e discordaram de respostas apresentadas no gabarito preliminar devem se manifestar formalmente pelo site oficial do concurso


Participantes do Concurso Nacional Unificado (CNU) têm até esta quarta-feira 21 para apresentar recursos caso discordem das respostas apresentadas pelos gabaritos oficiais preliminares das provas objetivas, que foram publicados na terça.
Todo o processo deve ser feito pela internet, por meio do site oficial do concurso. A ferramenta ficará disponível até 23h59, mas o ideal é tentar realizar os procedimentos com antecedência pois, além de serem trabalhosos, há o risco de problemas técnicos ou de conexão.
Para apresentar o recurso, o candidato deverá fazer o login na página do candidato e acessar o campo específico para interposição de recursos. Após identificar a questão onde há discordância sobre o gabarito, será necessário narrar os fatos que levam ao pedido de mudança de resposta ou anulação de questão.
Os candidatos não poderão se identificar nesse processo. O edital do chamado “Enem dos Concursos” prevê que, caso haja qualquer sinal que possibilite a identificação de quem está apresentando a reclamação, o recurso será negado, independente de sua procedência ou não.
Cada pessoa inscrita poderá apresentar um recurso referente a cada questão, deixando clara a fundamentação. Caso a reclamação seja aceita, a decisão será válida para todos e todas que fizeram a mesma prova – ou seja: se uma questão for anulada, os pontos serão concedidos a todos; se o gabarito mudar, a nova resposta também será considerada de maneira geral.
As decisões sobre os recursos serão divulgadas junto com a publicação dos resultados definitivos das provas objetivas, o que, segundo o edital, acontecerá no próximo dia 8 de outubro.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.