Política

214 municípios têm candidato único a prefeito neste ano; entenda o perfil

No período entre 2000 e 2024, trata-se do maior número de candidaturas únicas, de acordo com a CNM

214 municípios têm candidato único a prefeito neste ano; entenda o perfil
214 municípios têm candidato único a prefeito neste ano; entenda o perfil
Registro de Borá (SP). Foto: Divulgação/Prefeitura de Borá
Apoie Siga-nos no

Um estudo da Confederação Nacional de Municípios divulgado nesta terça-feira 20 aponta que em 214 cidades brasileiras há apenas um candidato a prefeito nas eleições de outubro.

No período entre 2000 e 2024, trata-se do maior número registrado, de acordo com a CNM. Em 2020, essa situação ocorreu em 107 municípios.

Além disso, neste ano há uma queda de 20,3% no total de candidatos às prefeituras: 15.441, ante 19.379 há quatro anos.

“Quando avaliamos todos esses dados juntos, pensamos na hipótese mais provável de que os desafios crescentes desestimulam as pessoas a entrarem na disputa eleitoral, especialmente para a vaga de prefeito”, diz o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski.

A média populacional das cidades com candidato único é de 6,7 mil habitantes. Na lista de 214 casos, o município com a menor população é Borá (SP), de 907 habitantes; o de maior população é Batatais (SP), com 58.402 habitantes.

A maioria (61%) desses municípios é do Rio Grande do Sul (43), à frente de Minas Gerais (41), São Paulo (26) e Goiás (20).

As candidaturas únicas para prefeituras se concentram entre homens brancos e casados, com menor grau de escolaridade e idade média de 49 anos. Entre esses candidatos únicos, 64% são de quatro partidos: MDB, PSD, PP e União Brasil.

A maioria dos candidatos únicos (sete em cada dez) busca a reeleição neste ano.

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo