CartaExpressa
Moraes manda a PF apresentar resultado da investigação sobre Ibaneis e Anderson Torres no 8 de Janeiro
O ministro do STF também cobrou da corporação ‘justificativa sobre eventual necessidade de prorrogação do prazo para conclusão’


O ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes determinou, nesta segunda-feira 19, que a Polícia Federal apresente um relatório sobre o andamento de investigações contra autoridades suspeitas de envolvimento – por ação ou omissão – nos atos golpistas de 8 de Janeiro de 2023.
Segundo o despacho do magistrado, a PF deve solicitar, se for necessário, um novo prazo para concluir as apurações. O inquérito mira pessoas que podem ter “concorrido para o cometimento de delitos, inclusive incitando-os ou estimulando-os em redes sociais”.
O procurador-geral da República, Paulo Gonet, havia acionado o STF para cobrar da PF um relatório, ainda que parcial, sobre as investigações, “apontando as medidas instrutórias pendentes de implementação para a completa elucidação dos fatos”.
Estão na mira do inquérito o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB); o ex-ministro da Justiça Anderson Torres; o ex-secretário-adjunto de Segurança Pública do DF Fernando de Souza Oliveira; e o ex-comandante da Polícia Militar do Distrito Federal Fábio Augusto Vieira.
“Acolho a manifestação do Ministério Público Federal e determino a apresentação pela autoridade policial de relatório sobre o andamento das investigações e de justificativa sobre eventual necessidade de prorrogação do prazo para conclusão”, escreveu Moraes.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.