CartaExpressa
Barroso diz que Venezuela não é de esquerda ou de direita
O presidente do STF criticou parte da esquerda brasileira por ‘se amarrar no mastro desse naufrágio’
O presidente do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso, afirmou que a Venezuela não é de esquerda ou de direita, mas “um desastre humanitário”. A declaração foi concedida ao jornalista Guilherme Amado, do Metrópoles.
Barroso lança nesta terça-feira 20 o livro Inteligência Artificial, Plataformas Digitais e Democracia — Direito e Tecnologia no Mundo Atual, pela Editora Fórum.
Ele diz descrever na obra o papel das Supremas Cortes em diferentes países e menciona a Venezuela, onde, segundo o ministro, houve uma “captura total” desde o governo de Hugo Chávez.
“Até me surpreendo quando as pessoas discutem se a Venezuela é de direita ou de esquerda. Venezuela não é uma coisa nem outra, é só um desastre humanitário“, afirmou. “Nunca entendi bem por que a esquerda brasileira se amarrou no mastro desse naufrágio que é a Venezuela. A vida, na minha visão, gravita também em função de certo e errado, e não de alinhamentos ideológicos apenas.”
De acordo com o presidente do STF, é legítimo ter “alinhamentos ideológicos”, mas seria necessário respeitar premissas anteriores como “integridade, seriedade, o certo e o errado”.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Chavismo e oposição na Venezuela medem forças em marchas por reeleição de Maduro
Por AFP
Com apoio do Brasil, OEA aprova resolução reforçando cobrança por atas na Venezuela
Por CartaCapital
Supremo da Venezuela inicia perícia de atas e documentos eleitorais
Por Agência Brasil


