CartaExpressa

Comissão do Senado pode votar a regulamentação de cigarros eletrônicos nesta terça

O projeto regula a produção, a comercialização, a fiscalização e a propaganda dos produtos; senadores apontam impactos sobre a saúde pública

Comissão do Senado pode votar a regulamentação de cigarros eletrônicos nesta terça
Comissão do Senado pode votar a regulamentação de cigarros eletrônicos nesta terça
Soraya Thronicke (Podemos-MS) exibe um cigarro eletrônico no Senado ao defender a regulamentação do produto. Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado
Apoie Siga-nos no

A regulamentação dos cigarros eletrônicos está na pauta da Comissão de Assuntos Econômicos do Senado para esta terça-feira 20. O projeto de lei regulamenta a produção, a comercialização, a fiscalização e a propaganda desses produtos.

A senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS) apresentou a proposta em 2023. Um dos principais argumentos de quem defende a regulamentação é a possível arrecadação anual em tributos, estimada em 2,2 bilhões de reais.

Senadores contrários ao texto, no entanto, apontam a pressão de gastos sobre o Sistema Único de Saúde, a demanda de cuidados pelas famílias e a perda de produtividade na economia.

O relator, Eduardo Gomes (PL-TO), é favorável ao projeto, com alterações.

A regulamentação dos produtos fumígenos está sob responsabilidade da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, que desde 2009 proíbe a comercialização, a importação e a propaganda dos cigarros eletrônicos – esses itens, ainda assim, são amplamente comercializados de forma ilegal.

(Com informações da Agência Senado)

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo