Do Micro Ao Macro
Gestão eficiente de EPIs aumenta segurança e reduz os custos
Uso de soluções digitais melhora controle de equipamentos, reduz custos e evita falhas na distribuição de itens de segurança


A gestão eficiente de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) é um desafio para muitas empresas, especialmente em setores industriais. Ferramentas digitais têm se mostrado uma solução cada vez mais eficaz para administrar a distribuição e monitoramento desses itens, garantindo a segurança dos trabalhadores e otimizando recursos.
Falhas no controle de EPIs podem resultar em gastos desnecessários e comprometer a segurança no ambiente de trabalho.
A implementação de tecnologias, como softwares específicos, oferece uma visão detalhada dos custos e facilita a tomada de decisões. Com isso, empresas conseguem economizar e manter a proteção dos funcionários em dia.
Thiago Avelino, técnico em Segurança do Trabalho e CEO da SafetyTec, ressalta os benefícios dessa gestão automatizada.
“O controle digital dos EPIs melhora a distribuição e gera economia, além de reforçar a segurança para todos os envolvidos”, comenta.
Automação e eficiência no controle de EPIs
O uso de tecnologia na gestão de EPIs vai além de ferramentas básicas como planilhas eletrônicas. Atualmente, sistemas especializados permitem verificar estoques, monitorar validade dos itens e evitar a compra excessiva ou falta de equipamentos.
A automação dos processos também facilita o cumprimento das normas regulamentadoras, evitando problemas legais e multas.
A Calculadora do BuscaEPI é um exemplo de ferramenta que oferece cálculos precisos sobre custos e áreas onde a economia pode ser aplicada.
“Ao automatizar essas tarefas, as empresas liberam tempo e recursos para outras áreas, sem comprometer a segurança. A conformidade com as exigências legais também se torna mais prática”, aponta Avelino.
Inovação e segurança no ambiente de trabalho
A adoção de soluções digitais não só aprimora a eficiência, mas também impacta a moral e satisfação dos trabalhadores.
Quando se sentem protegidos, os funcionários enfrentam menos ansiedade em atividades de risco, o que contribui para um ambiente de trabalho mais produtivo e harmônico.
Tecnologias voltadas à gestão de EPIs simplificam tarefas complexas, delegando-as a sistemas automatizados.
Com isso, empresas que investem nessas inovações garantem maior proteção aos trabalhadores e ganham vantagem competitiva no mercado.
“A tecnologia aplicada na gestão de EPIs é um investimento que vai além da economia, trazendo benefícios duradouros para a segurança e o desempenho das operações”, conclui Avelino.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.