Cultura
Famosos lamentam a morte de Silvio Santos: ‘o fim de uma era na comunicação do país’
O apresentador faleceu na madrugada deste sábado 17 após complicações em um quadro persistente de H1N1


Após a notícia do falecimento de Silvio Santos, aos 93 anos, na madrugada deste sábado 17, artistas, políticos e famosos usaram as redes sociais para lamentar a partida do apresentador, um dos maiores nomes da TV nacional.
“Silvio Santos foi a maior personalidade da história da televisão brasileira, e um dos grandes comunicadores do país. […] A sua partida deixa um vazio na televisão dos brasileiros e marca o fim de uma era na comunicação do país”, destacou o presidente Lula em publicação na rede X, o antigo Twitter.
Sílvio Santos foi a maior personalidade da história da televisão brasileira, e um dos grandes comunicadores do país.
Carioca, filho de imigrantes, Senor Abravanel, seu nome de batismo, foi um empreendedor que iniciou sua vida como vendedor ambulante e construiu uma grande rede… pic.twitter.com/yLUTS2Fnip
— Lula (@LulaOficial) August 17, 2024
A atriz, apresentadora e ex-cantora Maisa Silva também prestou sua homenagem ao ex-patrão Silvio Santos, que cedeu espaço à jovem para apresentar um programa matinal durante a semana aos 5 anos.
“Nem nos meus melhores sonhos poderia imaginar que um dos maiores comunicadores da nação seria o meu patrão. Silvio deu asas para o meu sonho, que era apresentar um programa de TV. ‘Mas uma criança de 6 anos? Apresentar programa ao vivo? Fazer merchan lendo TP?’, para ele, nada disso era impossível.”, cita trecho da homenagem publicada no Instagram.
Ver essa foto no Instagram
O ex-presidente Jair Bolsonaro também se manifestou sobre a morte do apresentador. Em comunicado breve, Bolsonaro destacou que Silvio Santos foi “um exemplo de alegria e empreendedorismo para todos nós”.
Embora tenha sido considerado um apoiador do bolsonarismo durante o governo de Jair Bolsonaro, Silvio Santos manteve boa relação com todos os presidentes eleitos desde a redemocratização do país. O apresentador sempre cedeu espaço em seus programas para receber líderes dos governos e outras figuras de destaque.
– Hoje nos deixa Sílvio Santos, um exemplo de alegria e empreendedorismo para todos nós.
– Homem simples, de trato fácil, com um carisma irresistível. Começou como vendedor ambulante nas ruas do Rio e se tornou um dos maiores empresários de Comunicação do Brasil.
– Meus…
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) August 17, 2024
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.