Cultura

Tom Zé será homenageado pela Faculdade de Direito da USP

A cerimônia acontece nesta terça 13, às 19h, no salão nobre da instituição, no Largo de São Francisco, no centro de São Paulo

Tom Zé será homenageado pela Faculdade de Direito da USP
Tom Zé será homenageado pela Faculdade de Direito da USP
Foto: Rogério von Krüger
Apoie Siga-nos no

A Faculdade de Direito da USP, no Largo de São Francisco, será palco de uma homenagem a um dos mais brilhantes e inquietos artistas brasileiros, Tom Zé.

A cerimônia está marcada para esta terça-feira, dia 13, às 19h, no salão nobre da instituição. O artista receberá um diploma de honra e uma medalha, símbolos de reconhecimento pelo seu impacto cultural e criativo. Após a homenagem, o cantor, compositor e multi-instrumentista irá presentear o público com um show.

Nascido em Irará, na Bahia, Tom Zé construiu uma carreira marcada pelo experimentalismo, sempre desafiando as convenções e expandindo os limites da música popular brasileira. Desde seu álbum de estreia, Grande Liquidação (1968), influenciado pelos ventos da Tropicália, Tom Zé demonstrou uma habilidade única de brincar com a linguagem, desconstruindo significados com metáforas afiadas e versos carregados de intenção.  Em 2022, foi reconhecido como membro da Academia Paulista de Letras.

Seu caminho, muitas vezes à margem da indústria musical mainstream, é um reflexo da sua recusa em se conformar. Mas foi justamente essa insistência em quebrar barreiras e buscar o novo que o fez ganhar o reconhecimento da comunidade acadêmica por seu processo criativo singular e sua enorme contribuição à cultura brasileira.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo