CartaExpressa

Moraes manda soltar Filipe Martins, ex-assessor de Bolsonaro

PGR havia dado parecer favorável pela soltura, apontando que a documentação apresentada pela defesa sugere que ele não deixou o Brasil com o ex-presidente

Moraes manda soltar Filipe Martins, ex-assessor de Bolsonaro
Moraes manda soltar Filipe Martins, ex-assessor de Bolsonaro
Deputado federal Filipe Martins (PL-TO). Foto: Reprodução
Apoie Siga-nos no

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu, nesta sexta-feira 9, a liberdade provisória a Filipe Martins, ex-assessor do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Ele está preso desde fevereiro, quando foi alvo da operação Tempus Veritatis. 

A defesa do ex-assessor foi informada da decisão pelo presídio no Paraná. No STF, o caso tramita em caráter sigiloso. Pelas redes sociais, Sebastião Coelho, ex-desembargador e advogado que representa o ex-assessor, confirmou a decretação de liberdade, com a imposição de medidas cautelares. Para o defensor, a decisão, no entanto, não cessa os “abusos de autoridade” praticados pelo ministro. 

Martins, conforme citado, está preso desde fevereiro, quando foi alvo da operação Tempus Veritatis. A prisão, naquela ocasião, foi autorizada pelo ministro Moraes, acatando um argumento da Polícia Federal de que havia o risco de Martins fugir do País.

A principal suspeita no caso era de que ele havia saído do Brasil junto com Bolsonaro rumo aos EUA. Informações fornecidas pela Tim, no entanto, indicaram que ele permaneceu no Brasil. A conclusão levou em consideração a geolocalização do celular utilizado por ele entre 30 de dezembro de 2022 e 9 de janeiro de 2023.

Diante dos documentos apresentados pela defesa, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, considerou que os dados “parecem indicar, com razoável segurança, a permanência do investigado no território nacional nesse período”. Ele, então, recomendou a soltura do ex-assessor. O parecer chegou ao STF no último dia 2 de agosto.

No inquérito da PF que culminou na prisão, Filipe Martins é suspeito de auxiliar Bolsonaro na criação da chamada “minuta do golpe”. Martins faria parte do “núcleo jurídico”, grupo responsável por criar embasamento legal para a tomada dos poderes da República.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo