Mundo
Socialista Salvador Illa é eleito presidente da Catalunha
Illa é o primeiro presidente regional desde 2010 que não provém de fileiras nacionalistas ou independentistas


O socialista Salvador Illa foi eleito, nesta quinta-feira 8, presidente da região da Catalunha, em uma votação que ocorreu no Parlamento catalão apesar do retorno repentino do líder independentista Carles Puigdemont à Espanha, depois de sete anos no exterior para escapar da Justiça espanhola.
O partido de Puigdemont, que fez um breve discurso nesta quinta perto do Parlamento e fugiu logo depois, havia solicitado, sem sucesso, o adiamento da sessão de investidura.
Dois policiais da Catalunha supostamente envolvidos no esquema para facilitar a fuga de Puigdemont foram detidos. O líder separatista catalão é alvo de um mandado de prisão na Espanha.
Salvador Illa, próximo ao primeiro-ministro espanhol Pedro Sánchez, é o primeiro presidente regional desde 2010 que não provém de fileiras nacionalistas ou independentistas.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.