Economia
Embraer registra um lucro de R$ 415,7 milhões no 2º trimestre
O resultado marca um aumento de 50,6% em relação ao mesmo período de 2023, quando a empresa reportou um lucro de 276 milhõe de reais


A Embraer reportou um lucro líquido de 415,7 milhões de reais no segundo trimestre de 2024, informou a empresa nesta quinta-feira 8, revertendo as perdas registradas no trimestre anterior.
Nos primeiros três meses do ano, a companhia, que é uma das maiores fabricantes de aviões do mundo, havia registrado um prejuízo de 63,5 milhões de reais.
Os lucros do segundo trimestre representam um aumento de 50,6% em relação ao mesmo período de 2023, quando havia reportado lucro de 276 milhõe de reais..
A Embraer voltou a apresentar números positivos no ano passado, com um lucro líquido de 164 milhões de dólares (920 milhões de reais na cotação atual), graças a um quarto trimestre sólido.
A fabricante entregou 47 aviões entre abril e junho deste ano: 27 jatos executivos, 19 jatos comerciais e um avião cargueiro militar C-390 Millennium, conforme um comunicado.
O número representa um aumento de 88% em relação às 25 aeronaves entregues no primeiro trimestre.
A carteira de pedidos no segundo trimestre foi de 21,1 bilhões de dólares (118,3 bilhões de reais na cotação atual), estável em relação ao trimestre anterior.
A Embraer projeta que entregará entre 72 e 80 aeronaves comerciais e entre 125 e 135 aviões executivos em 2024.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.