Do Micro Ao Macro

Setor da construção estima crescimento de 3% em 2024

CBIC projeta avanço econômico para o setor, com apoio do Sebrae em otimização de processos e transformação digital

Setor da construção estima crescimento de 3% em 2024
Setor da construção estima crescimento de 3% em 2024
Selic. A taxa de 13,75% ao ano acionou o alarme na construção civil - Imagem: Prefeitura de Petrolina/GOVPE
Apoie Siga-nos no

A expectativa dos brasileiros em relação à economia está impactando positivamente o setor da construção. Segundo a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic), o segmento deve crescer 3% em 2024 comparado a 2023. Inicialmente, a previsão de crescimento era de 1,3%. Dados da Receita Federal indicam que mais de 24 mil novas empresas do setor foram abertas em junho de 2024.

Importância do setor

Carlinho Santos, gestor nacional de Casa e Construção do Sebrae, afirma que a construção civil impulsiona outros setores como indústria, alimentos e turismo. Ele vê essa perspectiva como uma oportunidade para reforçar a participação de pequenos negócios na cadeia de valor da construção civil.

Apoio do Sebrae

O Sebrae recomenda que empresas do setor participem do Programa Brasil Mais Produtivo. Este programa apoia micro, pequenas e médias empresas para aumentar a produtividade, otimizar processos e promover a transformação digital. No primeiro semestre, quase 26 mil empresas receberam consultorias, com 22 mil focadas em produtividade e 4 mil em transformação digital.

Desafios e inovações

Santos ressalta que empreendedores da construção civil enfrentam desafios que exigem novas tecnologias e inovações. O Sebrae, através do Brasil Mais Produtivo, oferece uma jornada estruturada para aumentar a competitividade das pequenas indústrias.

Adoção do BIM

Para digitalizar negócios, o Sebrae orienta a adoção do BIM – Building Information Modeling. Esta metodologia permite maior colaboração e integração na cadeia da construção, do planejamento ao pós-obra.

Outras iniciativas

O Sebrae oferece programas como o Sebraetec e jornadas de acesso a novos mercados. O Governo Federal, em parceria com o Sebrae, também lançou o Construa Brasil, facilitando a vida dos empreendedores do setor.

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo