Do Micro Ao Macro

Vendas no Dia dos Pais devem recuar em 2024, diz estudo

Estudo da FIA Business School revela queda de quase 20% nas intenções de compra para o Dia dos Pais deste ano

Vendas no Dia dos Pais devem recuar em 2024, diz estudo
Vendas no Dia dos Pais devem recuar em 2024, diz estudo
Vendas no Dia dos Pais devem recuar em 2024
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Um levantamento do IBEVAR – FIA Business School indica uma redução significativa nas disposições de compra para o Dia dos Pais em 2024.

Comparado a 2023, o indicador de compra diminuiu quase 20%.

Após um aumento em 2021, pós-pandemia, e uma estabilidade em 2022, as vendas para este ano parecem menos promissoras.

Categorias afetadas

O estudo avaliou seis categorias: alimentos e bebidas, experiências, vestuário e acessórios, cuidados pessoais, eletrônicos e livros/entretenimento.

Observou-se queda nos quatro primeiros setores e estabilidade, com leve baixa, nos dois últimos.

Mudanças de tendência

Desde 2017, há uma mudança em direção a experiências, bem-estar e reconhecimento por premiação. A recuperação pós-pandemia é clara, mas a projeção de queda em 2024 sugere a necessidade de estratégias adaptáveis.

Estratégias para varejistas

Para varejistas, será importante incorporar personalização, hibridização e promoções focadas em valor nos setores tradicionais como alimentos e bebidas.

Claudio Felisoni de Angelo, presidente do IBEVAR, comenta: “O sucesso dependerá da compreensão das necessidades dos consumidores e da entrega de produtos e experiências que ressoem emocionalmente, fornecendo uma clara proposta de valor. Agilidade na gestão de estoque, parcerias e marketing serão cruciais”.

Fundado em 2009, o IBEVAR é referência em pesquisas e conteúdo sobre varejo e consumo no Brasil. Com mais de 19 mil associados, promove a capacitação de profissionais do setor através de pesquisas periódicas, projeções de vendas e debates relevantes.

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