Do Micro Ao Macro

Febraban abre novas turmas para curso gratuito em tecnologia e cibersegurança

Programa terá 40 horas e será realizado entre os dias 2 e 27 de setembro. As inscrições podem ser feitas a partir de 1 de agosto

Febraban abre novas turmas para curso gratuito em tecnologia e cibersegurança
Febraban abre novas turmas para curso gratuito em tecnologia e cibersegurança
O Programa Universidade Para Todos (Prouni) oferta bolsas de estudo, integrais e parciais (50% do valor da mensalidade do curso), em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições de educação superior privadas. As inscrições podem ser feitas pelo celular ou pelo computador. Foto: Juca Varella/Agência Brasil/Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

O Laboratório de Segurança Cibernética da Febraban está com novas turmas para o Cyber Academy. O projeto é destinado a interessados em segurança cibernética ou estudantes de áreas correlatas. As inscrições ocorrem de 1º a 28 de agosto e podem ser feitas online.

Detalhes do curso

O curso é gratuito e requer conhecimentos básicos de Computação, Redes de Computadores, Sistemas Operacionais, além de motivação e interesse em Cibersegurança. São 40 horas de treinamento, com interações ao vivo pelo Teams e aulas gravadas, totalmente on-line. As aulas acontecem de 2 a 27 de setembro, de segunda a sexta-feira.

Conteúdo do curso

O Cyber Academy abrange os seguintes módulos:

  • Fundamentos de segurança cibernética
  • Crimes cibernéticos
  • Engenharia social
  • Ameaças cibernéticas
  • Avaliação de riscos de segurança
  • Segurança de redes e comunicações
  • Segurança em nuvem
  • Inteligência artificial
  • Governança de dados
  • Gerenciamento de identidades e acesso
  • Carreira em cyber

Os alunos terão aulas ao vivo e gravações. Ao final de cada módulo, haverá uma prova de múltipla escolha com 10 questões. Aqueles que atenderem aos critérios mínimos receberão um certificado de participação.

Sobre o laboratório

O Laboratório de Segurança Cibernética da Febraban foi inaugurado em setembro de 2020. Seu objetivo é unir forças para prevenir, identificar e combater crimes digitais entre bancos associados. O laboratório melhora o compartilhamento de informações técnicas e promove o treinamento de profissionais para atuar em ameaças virtuais.

Atividades do laboratório

Até agora, foram realizados 115 treinamentos e 50 simulações de ataques e defesa cibernética para integrantes de bancos associados. Foram produzidos mais de 50 relatórios de inteligência cibernética e guias de boas práticas para fornecedores do sistema financeiro.

Localização e frentes de atuação

Localizado em São Paulo, o laboratório usa tecnologias avançadas em inteligência e simulação. Suas atividades são divididas em cinco frentes: Treinamento, Simulação, Inteligência, Padronização e Inovação.

Treinamento e simulação

Os treinamentos focam na segurança cibernética com conteúdo prático para profissionais técnicos e de gestão de instituições financeiras. São promovidos exercícios de ataque e defesa no espaço cibernético, simulando respostas a incidentes virtuais.

Inteligência e padronização

Na frente de Inteligência, as instituições utilizam dados sobre ameaças e atividades criminosas no meio cibernético. O laboratório desenvolve relatórios técnicos e atualizações sobre segurança cibernética para o setor financeiro. Na Padronização, são elaborados guias, treinamentos e workshops para fornecedores do Sistema Financeiro Nacional.

Inovação

A frente de Inovação busca trazer tendências e novidades em segurança cibernética, explorando novas técnicas de ataque, tecnologia e engenharia social.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo