Economia
Não dá para o agro achar pouco receber R$ 400 bilhões, diz Lula sobre o Plano Safra
O governp anunciou neste mês 400,6 bilhões de reais voltados a médios e grandes produtores, além de 76 bilhões para a agricultura familiar
O presidente Lula (PT) contestou nesta terça-feira 30 o descontentamento de setores do agronegócio com o volume de recursos empregados no Plano Safra 2024/2025. São 400,6 bilhões de reais voltados a médios e grandes produtores, além de 76 bilhões destinados ao crédito rural no âmbito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar.
“Eu tenho orgulho da nossa agricultura. Agora, não dá para o cidadão receber um financiamento de 475 bilhões de reais e achar que é pouco“, disse o petista em entrevista à TV Centro América, afiliada da TV Globo em Mato Grosso.
Os 400,6 bilhões de reais servirão para apoiar grandes e médios produtores rurais, incluindo aqueles enquadrados no Programa Nacional de Apoio ao Médio Produtor Rural, o Pronamp. Do total disponibilizado, 293,29 bilhões serão para custeio e comercialização e 107,3 bilhões para investimentos.
As taxas de juros para custeio e comercialização são de 8% ao ano para os produtores no Pronamp. Já para investimentos, as taxas variam entre 7% e 12% ao ano, de acordo com os diferentes programas de crédito oferecidos.
“Não tenho só agricultura para atender. Tenho muitas outras coisas para atender neste País. Tenho educação, tenho saúde para atender, tenho segurança pública”, prosseguiu Lula, nesta terça. “Em qualquer país do mundo seria um grande investimento. Eu tenho certeza de que a maioria dos empresários gostou.”
2026 já começou
Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.
A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.
Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.
Assine ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Eleição na Venezuela: PT tem autonomia e fez o que tem de fazer, diz Lula sobre nota do partido
Por CartaCapital
Lula e Biden defendem divulgação de atas eleitorais da Venezuela
Por CartaCapital
Lula recebe de cientistas o primeiro Plano Brasileiro de Inteligência Artificial
Por CartaCapital



