Do Micro Ao Macro
Startup paraibana cria IA de auditoria veicular que aponta danos em segundos
Novidade no mercado de seguros, produto conta com plataforma que usa metadados de imagens para emitir laudo em até 5 segundos do automóvel avaliado
A IARIS, uma startup paraibana focada em inteligência artificial, lançou uma plataforma para inspeção de veículos que utiliza metadados de imagens para emitir um laudo em até 5 segundos sobre o veículo avaliado.
Trata-se do EasyInspection Danos e Avarias, que leva grande vantagem na comparação com as auditorias manuais, que podem levar minutos ou horas para concluir um laudo definitivo.
Com a intenção de acelerar auditorias veiculares, a plataforma também combate fraudes no setor. De acordo com a CNSeg, 13,6% dos acionamentos de seguro automotivo no primeiro semestre de 2022 foram suspeitos de fraude, com 2,4% confirmados, resultando em prejuízo de R$ 345 milhões.
Acelerando auditorias
Fábio Falcão, CEO da IARIS, afirma que a inteligência artificial oferece agilidade aos processos, permitindo uma análise automática de vários itens e do estado de conservação de um veículo.
Isso aumenta a segurança na avaliação.
Destinado a diversas áreas
O EasyInspection é voltado para departamentos de trânsito, montadoras, seguradoras e locadoras de veículos.
A solução identifica qualquer modelo de carro no mercado brasileiro, além de cor e placa, avaliando partes frontais, laterais e traseiras, retrovisores, luzes e faróis.
Após a avaliação, é emitido um relatório detalhado com possíveis reparos e uma estimativa de custos.
Combate a fraudes
Falcão destacou também que a solução traz maior segurança, auditabilidade, rapidez e economia para vistorias e auditorias veiculares, além de ajudar no combate às fraudes no setor.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.



