Esporte
Morre no Rio Grande do Sul atleta internada com leptospirose
Luísa Giampaoli estava na UTI do Hospital Universitário São Francisco de Paula, em Pelotas, desde 20 de julho
A atleta Luísa Giampaoli, que estava internada com leptospirose no Hospital Universitário São Francisco de Paula, em Pelotas (RS), morreu nesta sexta-feira 26.
O marido de Giampaoli anunciou a morte nas redes sociais e afirmou ter havido “negligência”.
“Quero justiça, que o Brasil todo saiba que negligenciaram com ela. Não fizeram o que tinha de ser feito”, disse, em um vídeo veiculado no perfil da atleta. “Eu quero justiça. Por favor, me ajudem a ter justiça. Isso não pode ficar impune.”
Ainda de acordo com o marido, o quadro da atleta teria sido tratado inicialmente como dengue, apesar do diagnóstico de leptospirose. Ele alega que o agravamento ocorreu devido a erros no atendimento na rede pública de saúde.
Durante a internação, Giampaoli chegou a ser diagnosticada com pneumonia, teve fortes dores de cabeça e sofreu desorientação e perda de memória. Com a piora, a atleta ficou inconsciente e ligada a aparelhos.
Em nota enviada a CartaCapital, o hospital confirmou a morte da paciente, que estava internada na Unidade de Tratamento Intensivo desde o último sábado 20. A unidade, porém, não divulgou a causa da morte, sob o argumento de que é necessário manter o sigilo, nem comentou a acusação de negligência.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Ministério da Saúde confirma duas mortes por febre oropouche
Por CartaCapital
Vírus respiratório ainda é principal causa de internações de crianças
Por Agência Brasil
Projeto de lei assegura a distribuição de absorventes femininos em pelo menos um local por município
Por Agência Câmara



