Do Micro Ao Macro
Brasil supera 160 milhões de pets – crescimento é liderado por pequenos animais e gatos
Cães ainda são maioria, mas verticalização das cidades, apartamentos e famílias menores abrem espaço para animais que exigem menores espaços


O Brasil agora tem cerca de 160,9 milhões de animais de estimação, segundo dados da Abinpet e do Instituto Pet Brasil.
Esse número representa um aumento em relação aos 155,7 milhões registrados em 2022.
A pesquisa monitorou cães, aves ornamentais, gatos, peixes, répteis e pequenos mamíferos, todas as espécies apresentaram crescimento.
Elaboração: Abinpet e Instituto Pet Brasil
Aumento na população de cães e gatos
Os cães continuam sendo os pets mais numerosos, com um aumento de 60,5 milhões para 62,2 milhões (alta de 2,8%).
As aves ornamentais vêm em seguida, passando de 41,6 milhões para 42,8 milhões (alta de 3,0%). Os gatos também cresceram em número, de 29,2 milhões para 30,8 milhões (alta de 5,4%).
Crescimento de outros pets
Peixes ornamentais cresceram de 21,8 milhões para 22,3 milhões (alta de 2,29%), e os répteis e pequenos mamíferos aumentaram de 2,6 milhões para 2,8 milhões, uma alta de 7,6%.
Segundo Caio Villela, presidente-executivo do IPB, a urbanização e famílias menores têm atraído interesse por pets de menor porte, como tartarugas-tigre-d’água, chinchilas e hamsters.
Projeções do mercado pet
A Abinpet e o Instituto Pet Brasil projetam que o mercado pet brasileiro atingirá um faturamento de R$ 76,3 bilhões em 2024.
O segmento de pet food, que inclui alimentos industrializados para pets, faturou R$ 41,7 bilhões, representando 54,7% do total do setor.
Este segmento é o maior dentro do mercado pet, seguido por venda de animais de estimação (11%), produtos veterinários (10,5%), serviços veterinários (9,9%), serviços gerais (8,5%) e pet care (5,8%).
Segmentos em alta
Entre 2023 e 2024, os segmentos de produtos veterinários e serviços veterinários tiveram os maiores crescimentos, com altas de 16,1% e 14,2%, respectivamente.
https://www.cartacapital.com.br/do-micro-ao-macro/crescimento-do-mercado-pet-no-brasil-dobra-em-uma-decada/
Sobre o Instituto Pet Brasil
Fundado em 2013, o Instituto Pet Brasil (IPB) visa desenvolver o setor pet, que engloba criação, produtos e serviços para animais de estimação. A entidade promove projetos de conhecimento, empreendedorismo e inovação para profissionalizar a cadeia pet, fortalecendo a relação entre humanos e seus pets.
O IPB oferece a plataforma Data Pet, que fornece informações consolidadas sobre o mercado pet, seus segmentos e comércio eletrônico. A metodologia de pesquisa da Data Pet abrange desde o levantamento de dados até a análise de mercado.
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