CartaExpressa
Zema inclui aumento de 300% do próprio salário no plano de recuperação fiscal de MG
Conselho responsável por avaliar adesão ao regime considerou aumento irregular
O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), incluiu o aumento de 300% no próprio salário no Plano de Recuperação Fiscal do estado.
O reajuste, que foi assinado ainda no ano passado, também vale para os salários do vice-governador e dos secretários. No caso de Zema, o valor saiu de 10,5 para 37,5 mil reais mensais.
Entretanto, a inclusão no Plano é irregular. É o que decidiu o Conselho de Supervisão do Regime de Recuperação Fiscal de MG, que é responsável por avaliar como o estado pode aderir ao regime.
Minas está habilitado para a adesão desde o ano passado, mas a decisão final cabe à Assembleia Legislativa do Estado.
De acordo com o órgão, formado por integrantes do Ministério da Fazenda, do Tribunal de Contas da União e do Estado de MG, o reajuste fere um trecho da lei sobre o RRF que estabelece veta a concessão de “vantagem, aumento, reajuste ou adequação de remuneração de membros dos poderes ou de órgãos, de servidores e empregados públicos e de militares” durante sua vigência.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também
PT aciona a AGU após secretário de Zema ligar o governo Lula a ‘narcopresidentes’
Por CartaCapital
Zema pede ao STF mais uma prorrogação do prazo para renegociar dívida com a União
Por CartaCapital
Zema vê Tarcísio como nome mais forte da direita para 2026
Por CartaCapital


