Educação
Em nova agenda em São Paulo, Lula anuncia investimentos do Novo PAC na UFSCar
Universidade receberá um total de 79,3 milhões de reais para dar seguimento a obras


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participa, nesta terça-feira 23, da cerimônia de celebração dos 10 anos de atividades do campus da Lagoa do Sino da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), localizado em Buri, no interior de São Paulo.
Além do presidente, também estarão presentes o ministro da Educação, Camilo Santana, e o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira. Os três formalizarão uma nova rodada de investimentos do Novo PAC na instituição.
Ao todo, segundo um comunicado divulgado pelo Palácio do Planalto antes do evento, serão 79,3 milhões de reais divididos entre três unidades da UFSCar. Parte das obras que receberão os recursos estavam paradas. O montante deve, ainda, atender a novos projetos de uma lista de obras encaminha pela universidade ao governo federal.
Do total, 13 milhões de reais serão usados no campus Lagoa do Sino, sede do evento com participação de Lula nesta terça-feira. O dinheiro deverá ser usado em obras de expansão da infraestrutura elétrica, da biblioteca, do auditório e da urbanização. A UFSCar pretende, ainda, avançar com a construção de um pórtico de entrada e guaritas, visando melhorar segurança e a identificação da unidade.
O campus São Carlos receberá investimentos que atenderão a construção de centro de pesquisa, edifícios universitários, reforma e ampliação do Hospital Universitário, e outras construções e ampliações. Ao todo, serão direcionados para a unidade 61,3 milhões de reais.
Por fim, o presidente Lula anuncia também o investimento de 5 milhões de reais para a construção do restaurante universitário no campus da UFSCar de Sorocaba.
Os investimentos anunciados nesta terça-feira integram os 5,5 bilhões de reais que o governo Lula planeja distribuir para a consolidação e expansão das universidades e dos hospitais universitários federais via Novo PAC. A intenção é construir 10 novos campi em cinco regiões do País e dar andamento em obras de outras 69 universidades federais.Os hospitais devem receber 1,75 bilhão de reais para melhoria em 31 sedes e construção de outras oito unidades.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Lula anuncia investimentos para expansão de universidades em São Paulo
Por Agência Brasil
Lula anuncia investimentos de R$ 1 bilhão para institutos e universidades federais em MG
Por CartaCapital
Professores das universidades federais decidem encerrar a greve
Por CartaCapital
Lula anuncia investimentos em rodovias SP-RJ e cobra presença de Tarcísio em eventos
Por André Lucena