CartaExpressa
Ministério da Justiça prorroga atuação da Força Nacional no Rio Grande do Sul
Agentes ficarão no estado pelo menos até 18 de agosto


O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) confirmou a ampliação da atuação da Força Nacional no Rio Grande do Sul até o próximo dia 18 de agosto.
Em portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU) e assinada pelo ministro Ricardo Lewandowski na sexta-feira 19, ficou determinado que os agentes estarão no estado por mais um mês.
Segundo o documento, eles vão atuar no policiamento ostensivo, em ações de busca e salvamento e em atividades “imprescindíveis” para garantia da ordem pública e da segurança de pessoas e patrimônio.
A Força Nacional foi enviada para ações emergenciais no estado em maio, logo que começaram as fortes chuvas que causaram enchentes históricas na maioria das cidades gaúchas. De lá para cá, a permanência foi prorrogada em diferentes oportunidades.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Rio Grande do Sul : Senado aprova isenção de IPI para eletrodomésticos
Por CartaCapital
Governo Lula prorroga prazo de inscrição para o Auxílio Reconstrução no Rio Grande do Sul
Por Agência Brasil