Mundo

“Navegaremos em águas desconhecidas”, diz Obama ao comentar desistência de Biden e possível substituto nas eleições

Biden seria oficialmente nomeado candidato em agosto, durante a Convenção Nacional Democrata, mas outros nomes já eram ventilados para substituir o atual presidente dos Estados Unidos

“Navegaremos em águas desconhecidas”, diz Obama ao comentar desistência de Biden e possível substituto nas eleições
“Navegaremos em águas desconhecidas”, diz Obama ao comentar desistência de Biden e possível substituto nas eleições
Barack Obama era presidente dos Estados Unidos quando guerra na Síria esteve em curso. Foto: Reprodução/TV Globo
Apoie Siga-nos no

O ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, elogiou a decisão de Joe Biden de desistir da disputa à reeleição, mas advertiu que a decisão coloca os democratas em “águas desconhecidas” e torce para que o processo de escolha do substituto resulte em “um candidato excepcional”.

Biden tinha “todo o direito” de disputar a reeleição, disse Obama em um comunicado publicado no medium, no qual elogia a trajetória do presidente. “Navegaremos em águas desconhecidas nos próximos dias. Mas tenho uma confiança extraordinária em que os líderes do nosso partido serão capazes de criar um processo do qual emergirá um candidato de excepcional”, acrescentou.

No último mês, Biden sofreu diversos ataques nas redes sociais e foi pressionado por membros do partido a desistir da corrida eleitoral por apresentar um quadro instável de saúde. A pressão foi intensificada após o debate presidencial contra Donald Trump para a CNN. Durante a transmissão, Biden se atrapalhava nas respostas e fazia longas pausas, parecendo perder o raciocínio.

Biden seria oficialmente nomeado candidato em agosto, durante a Convenção Nacional Democrata. Com a retirada da sua candidatura, os quase 4 mil delegados que votaram em seu nome nas primárias podem apoiar outros candidatos do partido.

Em seu pronunciamento, Obama não citou Kamala Harris, a atual vice-presidente dos Estados Unidos, que ganhou o apoio de Joe Biden após a renúncia.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

2026 já começou

Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.

A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.

Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.

Assine ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo