Mundo
Quem são os candidatos cotados para substituir Joe Biden
Embora nome mais cotado para assumir a dianteira na disputa contra Donald Trump seja o de Kamala Harris, há outros concorrentes dispostos


Após semanas de intensa pressão, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, abriu mão de disputar a reeleição contra o ex-presidente Donald Trump. O novo candidato do Partido Democrata, contudo, ainda não foi anunciado — embora Biden tenha indicado apoio à sua vice, Kamala Harris.
Desde o desempenho desastroso no debate exibido pela CNN, Biden tem sido pressionado pela imprensa, por colegas de partido e por doadores da campanha a desistir da corrida eleitoral, dado os frequentes exemplos de confusão mental. Durante a transmissão, Biden se atrapalhou nas respostas e fazia longas pausas, parecendo perder o raciocínio.
Biden seria oficialmente nomeado candidato em agosto, durante a Convenção Nacional Democrata. Com a retirada da sua candidatura, os quase 4 mil delegados que votaram em seu nome nas primárias podem apoiar outros nomes do partido.
Embora nome mais cotado para assumir a dianteira na disputa contra Donald Trump é seja o de Kamala Harris, há outros concorrentes dispostos ao páreo.
Confira alguns dos principais nomes.
Gretchen Whitmer
Aos 52 anos, a governadora do estado de Michigan é elogiada pela vitalidade e o dinamismo. Em 2020, chegou a ser cotada para ser a vice-presidente de Biden, mas foi desbancada por Kamala Harris. Um dos chamados ‘swing states’, Michigan é considerado importantíssimo para um resultado favorável aos democratas. E as previsões, até aqui, são incertas.
Kamala Harris
Kamala Harris, atual vice-presidente de Joe Biden, recebeu apoio direto do presidente após sua renúncia. Ela pode ser favorecida por já fazer parte do governo atual e integrar a chapa democrata. No entanto, sua atuação nos quatro anos de governo foi discreta e sua popularidade é relativamente baixa em comparação com outros nomes.
J. B. Pritzker
O governador de Illinois, J.B. Pritzker, tem ganhado espaço durante seu mandato e pode ser um dos possíveis substitutos para Joe Biden. Como governador, ele defendeu a regulamentação do direito ao aborto legal e à saúde reprodutiva. Além disso, Pritzker é incisivo ao abordar temas como a legalização da maconha, o controle de armas e os direitos LGBTQIA+.
Dean Phillips
Dean Phillips, deputado pelo estado de Minnesota, foi candidato durante as primárias democratas no início do ano, mas não teve um desempenho significativo na disputa. Após sua derrota, Phillips chegou a afirmar que Biden ‘um bom homem’, mas que não seria capaz de derrotar Donald Trump nas urnas.
Gavin Newsom
Governador da Califórnia, Newsom ganhou destaque após um debate televisionado com o governador republicano da Flórida, Ron DeSantis, em um embate que foi considerado uma ‘prévia’ do que esperar nas eleições para presidente.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.