Do Micro Ao Macro
Como varejistas pequenos podem usar redes sociais para atrair clientes
Pesquisa indica que lojas físicas ainda são responsáveis por 82% das vendas
Uma pesquisa da multinacional italiana de softwares de gestão Zucchetti, em parceria com a Fecomércio Santa Catarina, revelou que 82% das vendas no varejo ainda ocorrem em lojas físicas. Em segundo lugar, estão as redes sociais, com 57% dos entrevistados utilizando-as como principal canal para fechar negócios.
Bernardo Rachadel, diretor de varejo da Zucchetti, sugere que os empreendedores aproveitem essa oportunidade para atrair clientes às lojas físicas por meio de estratégias de comunicação nas redes sociais e aplicativos de mensagem.
Segundo a pesquisa, 96% dos varejistas usam o WhatsApp para falar com consumidores e 57% utilizam as redes sociais.
“A pandemia aumentou a importância do digital, mas as lojas físicas permanecem relevantes. A estratégia online deve complementar o processo de vendas”, diz Rachadel.
Para ajudar pequenos empreendedores a atrair clientes para lojas físicas usando plataformas digitais, Rachadel recomenda quatro boas práticas.
Invista em anúncios locais
Bernardo aconselha investir em anúncios direcionados ao público local. “Anúncios nas redes sociais devem alcançar o público próximo e engajado com os produtos e serviços oferecidos”, afirma.
Monitorar os resultados dessas campanhas é crucial para ajustar as estratégias e garantir um retorno eficiente sobre o investimento.
Organize promoções exclusivas no espaço físico
Promoções exclusivas na loja física podem incentivar clientes a visitar o local. “Essas promoções criam experiências únicas que não podem ser replicadas online e aumentam a fidelização e a recomendação boca a boca”, explicou Bernardo.
Crie programas de fidelidade e incentivos aos clientes
Programas de recompensas por visitas frequentes são outra estratégia eficaz. “Promover esses programas através das redes sociais e aplicativos de mensagem incentiva os clientes a visitarem a loja”, sugere o executivo.
Aposte em conteúdo visual de alta qualidade
Bernardo destaca a importância de publicar conteúdo visual de alta qualidade nas redes sociais. “Imagens e vídeos de alta qualidade que mostram o ambiente da loja, os produtos e a equipe são fundamentais.
Transmissões ao vivo e publicações instantâneas com demonstrações de produtos ou tours pela loja podem atrair seguidores para visitar o local”, finaliza.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.



