CartaExpressa
A ironia de Biden sobre o vice escolhido por Trump
O republicano optou pelo senador J.D. Vance como seu companheiro de chapa para novembro
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, analisou com ironia a escolha do senador J.D. Vance como candidato a vice na chapa de Donald Trump para a eleição de novembro.
A definição do Partido Republicano, segundo o democrata, decorre do desejo de ter um vice que não contestará o líder da chapa.
“Não é incomum. Ele vai se cercar de pessoas que concordam totalmente com ele”, afirmou Biden em entrevista à NBC News, nesta segunda-feira 15. Na sequência, o presidente lembrou, sorrindo, que o senador já foi crítico do magnata. “Se você voltar e olhar algumas das coisas que J.D. Vance disse sobre Trump…”
Em 2016, quando Trump derrotou Hillary Clinton, Vance criticava de forma incisiva o republicano – a quem se referiu, por exemplo, como um “idiota”. Seis anos depois, contudo, já era considerado uma voz extremamente confiável a favor do ex-presidente no Congresso.
J.D. Vance seguiu um modus operandi comum na extrema-direita: em 2021, pediu desculpas e jurou lealdade. “Acho que o mais importante não é o que você disse há cinco anos, mas se você está disposto a se levantar e suportar a pressão e os golpes para realmente defender os interesses do povo americano”, justificou-se, na ocasião.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há mais de 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Retórica pós-atentado de Trump, mesmo violenta, pode seduzir indecisos
Por Leonardo Miazzo
Quem é J.D. Vance, o ex-detrator que foi escolhido para ser vice de Trump
Por CartaCapital


