CartaExpressa
PSOL cobra Lira sobre pedido de cassação de Ramagem em meio a revelações sobre a ‘Abin Paralela’
O partido pediu ao presidente da Câmara que encaminhe a representação ao Conselho de Ética


Deputados da federação PSOL/Rede pediram ao presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), celeridade no processo contra o deputado Alexandre Ramagem (PL-RJ) por quebra de decoro, devido às revelações sobre o esquema de monitoramento ilegal na Agência Brasileira de Inteligência, da qual o bolsonarista foi diretor-geral entre 2019 e 2022.
O PSOL apresentou em fevereiro um pedido de cassação de Ramagem. No entanto, segundo o novo ofício, protocolado na sexta-feira 12, “não há notícias do recebimento da representação na forma regimental prevista”.
A federação cobra que Lira encaminhe prontamente a representação ao Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, a fim de abrir um procedimento.
“É inaceitável que um sujeito como esse, um espião, dedo duro e pau mandado, queira ser prefeito do Rio”, diz Tarcísio Motta (PSOL-RJ). Ele e Ramagem são pré-candidatos à prefeitura da capital fluminense.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Por que Moraes não autorizou o compartilhamento de provas da ‘Abin Paralela’ com a Corregedoria da agência
Por CartaCapital
STF decide manter a prisão de cinco investigados pela ‘Abin Paralela’
Por CartaCapital
Como a Abin foi usada para beneficiar os filhos de Bolsonaro, segundo a PF
Por Wendal Carmo