CartaCapital
Cartas Capitais
Quilombo paulista Desejo dar meus parabéns pela ótima reportagem “Quilombo Paulista”, publicada na última edição da revista. Além da qualidade do texto, a fotografia produzida por Luca Meola é um primor. Muito bem editada. A qualidade lembra as fotografias publicadas na antiga National Geographic.José Alberto […]


Quilombo paulista
Desejo dar meus parabéns pela ótima reportagem “Quilombo Paulista”, publicada na última edição da revista. Além da qualidade do texto, a fotografia produzida por Luca Meola é um primor. Muito bem editada. A qualidade lembra as fotografias publicadas na antiga National Geographic.
José Alberto Lakatos
À parte a degenerescência humana representada pelo vício de drogas pesadas, a reportagem de Mariana Serafini mostra, por dentro do “fluxo”, como funciona esse grupo social. Vemos as relações comerciais, de amizade, de solidariedade, de entretenimento. Falta, porém, entendimento do Poder Público sobre as várias formas de ocupação do território. Em vez disso, os governos insistem em práticas higienistas para resolver a questão.
Adilson Gonçalves
Bode expiatório
Enquanto a Seguridade Social for encarada como puro gasto, isso não se resolve. Como dizia Leonel Brizola, “quais os ‘interésses’ por trás da discussão mercadista sobre os ‘gastos’ da Previdência Social?”
César Augusto Hulsendeger
A crise climática piora
Qual o dever de casa do Brasil na questão ambiental? É contribuir para diminuir as mudanças climáticas no planeta. Mesmo que o governo tenha feito muito, ainda há muito por fazer. Lula insiste em acender uma vela a Deus e outra ao diabo. De um lado, sinaliza em transformar o Brasil numa potência ambiental investindo em transição energética. De outro, insiste em explorar petróleo na Margem Equatorial com a desculpa de que precisa de recursos para financiar a transição. Essa conta não fecha. Lamentável!
Rosa Carmino
Os biomas brasileiros pedem socorro, urge que o governo Lula dê suporte ao Ministério do Meio Ambiente, ao Ibama e às ONGs comprometidas com o combate do desmatamento e dos incêndios florestais. Precisamos de mais investimento, de mais concursos públicos. Pior é ver parte da esquerda considerar a preocupação com o meio ambiente uma questão de menor importância, uma visão reducionista, inconsequente e pueril.
Paulo Sérgio Cordeiro Santos
Polêmica radioativa
Todos querem andar de carro, viajar de avião nas férias, tomar um demorado banho com água aquecida ou usar o ar-condicionado quando está calor. Poucos sabem como é difícil e custoso produzir energia para manter esse padrão de vida moderno. O equilíbrio entre o uso racional e ambientalmente sustentável se dá por uma transição energética baseada em pesquisas e novas tecnologias.
Paulo Gustavo Luz
Cavalo manco
Caiado tem direito de sonhar, mas não fora do cercadinho do seu Goiás. Com aprovação de 86% nas expectativas de um eleitorado que aplaude escolas cívico-militares e uma polícia truculenta, já de saída essa grande aprovação em seu estado é um mau sinal para quem pensa lançar-se candidato à Presidência de um país tão plural e complexo. O Brasil não é para amadores nem para cowboys.
Williams Costa Cantanhede
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
