CartaExpressa

Na Bolívia, Lula diz que tentativa de golpe é ‘imperdoável’

Presidente afirmou que a solidariedade internacional foi importante para a manutenção da democracia no país

Na Bolívia, Lula diz que tentativa de golpe é ‘imperdoável’
Na Bolívia, Lula diz que tentativa de golpe é ‘imperdoável’
Presidente Lula (PT). Foto: Ricardo Stuckert/PR
Apoie Siga-nos no

O presidente Lula (PT) afirmou, nesta segunda-feira 8, que a tentativa de golpe que aconteceu da Bolívia é “imperdoável”. Lula chegou ao país na noite desta segunda para reuniões com o presidente boliviano, Luis Arce.

“A tentativa de golpe é imperdoável. O povo boliviano garantiu a democracia e acho que a solidariedade internacional foi muito importante. É inimaginável pensar no primeiro quarto do século XXI que você vai resolver algo dando golpe”, disse o presidente.

O país sofreu uma fracassada tentativa de golpe militar em 26 de junho. Na ocasião, integrantes das Forças Armadas e policiais tomaram a Praça Murillo e cercaram as sedes do governo e do Congresso.

A visita de Lula é a primeira do seu atual mandato e é um sinal de apoio ao presidente do país vizinho. Ele ressaltou que a solução para os problemas na Bolívia está no fortalecimento da democracia e “na participação da sociedade civil, está no voto do eleitor boliviano”, comentou.

Questionado sobre o papel do Brasil na mediação do conflito entre Arce e Evo Morales, ex-aliados e agora adversários políticos, Lula disse que está “à disposição” para conversar com Morales.

“Naquilo que a gente puder ajudar para construir uma unidade e fortalecer a democracia, esse eu acho que é um papel do Brasil”, completou.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo