CartaExpressa
EUA anunciam nova doação de US$ 47 milhões para o Fundo Amazônia
Recriação da estrutura de governança do Fundo Amazônia foi um dos primeiros atos de Lula em 2023


Os Estados Unidos anunciam o fornecimento de mais uma parcela de 47 milhões de dólares (cerca de 256 milhões de reais) ao Fundo Amazônia. O anúncio foi feito nesta sexta-feira 5 pela embaixada dos EUA no Brasil.
Essa nova parcela completa a entrega inicial de 50 milhões de dólares ao Fundo, parte do compromisso de 500 milhões de dólares feito pelo presidente Joe Biden em abril de 2023.
Em nota, o governo dos EUA parabenizou o governo Lula (PT) pela queda no desmatamento. “O combate à crise climática é um pilar da parceria do governo dos EUA com o Brasil. Estamos orgulhosos de apoiar esses esforços para combater o desmatamento”, disse.
A recriação da estrutura de governança do Fundo Amazônia foi um dos primeiros atos do presidente Lula em 2023. O movimento permitiu, além de novas doações, um aumento na lista dos países doadores.
A maioria dos recursos recebidos vem da parceria com o Reino Unido. Outros países como Noruega, Alemanha e Suíça também já fizeram doações.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

BNDES destina R$ 319 milhões do Fundo Amazônia para projeto de segurança e soberania
Por CartaCapital
Câmara aprova projeto que permite uso de recursos do Fundo Amazônia para asfaltar rodovia
Por CartaCapital