CartaExpressa
Lewandowski admite entrada do PCC em Portugal
Em Lisboa, o ministro da Justiça mencionou a ‘facilidade da língua’ e garantiu que o governo brasileiro está atento


O ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, admitiu nesta quinta-feira 4, durante viagem a Lisboa, que a facção criminosa Primeiro Comando da Capital pode ter chegado a Portugal.
Lewandowski disse estar “atento” e afirmou que a Polícia Federal colabora com as autoridades portuguesa – por exemplo, no combate ao tráfico de drogas.
“Todos os países enfrentam a criminalidade organizada. É possível que alguns membros de facções criminosas tenham vindo para Portugal, até pela facilidade da língua e pelo tradicional acolhimento que Portugal dá aos brasileiros”, declarou o ministro, citado pelo Jornal de Notícias, do Porto.
A afirmação foi proferida a jornalistas após um encontro na sede da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.
Em novembro de 2023, a CNN Portugal revelou um relatório do Serviço de Informações de Segurança a apontar a presença de cerca de mil pessoas ligadas ao PCC em operação no país, principalmente na região de Lisboa.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

A relação de Milton Leite com uma empresa acusada de lavar dinheiro para o PCC, segundo o MP-SP
Por CartaCapital
Suspeitos de envolvimento em plano contra Moro são executados na cadeia em SP
Por Wendal Carmo