CartaExpressa
Obama: Debates ruins acontecem, mas a eleição ainda é contra alguém que só pensa em si mesmo
O ex-presidente saiu em defesa de Joe Biden diante das críticas por vacilar em embate contra Donald Trump


O ex-presidente dos Estados Unidos Barack Obama defendeu nesta sexta-feira 28 Joe Biden, presidente e candidato à reeleição, após uma apresentação ruim no debate da véspera contra Donald Trump.
“Noites de debate ruins acontecem. Confie em mim, eu sei. Mas esta eleição ainda é uma escolha entre alguém que lutou pelas pessoas comuns durante toda a sua vida e alguém que só se preocupa consigo mesmo”, escreveu Obama no X. “Entre alguém que fala a verdade e distingue o certo do errado e alguém que mente descaradamente para seu próprio benefício. A noite passada não mudou isso, e é por isso que há tanta coisa em jogo em novembro.”
O próprio Biden admitiu nesta sexta um desempenho aquém das expectativas, mas tentou mudar os rumos da repercussão.
“Já não caminho com tanta facilidade, não falo com tanta fluidez, não debato tão bem quanto antes, mas sei o que sei. Sei como dizer a verdade”, afirmou o democrata na Carolina do Norte. “Sei como fazer as coisas. Assim como milhões de americanos, sei que, quando te derrubam, você volta a se levantar.”
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

‘É um problemão tê-lo como candidato e um problema tirá-lo’
Por Leonardo Miazzo
5% dos eleitores que assistiram ao debate entre Trump e Biden mudaram voto, diz pesquisa
Por CartaCapital
Debate aumenta clamores na imprensa americana para que Biden desista da reeleição
Por CartaCapital