CartaExpressa
Lula: ‘Quem está na Presidência só perde a eleição se for incompetente’
O petista afirmou não se importar com uma eventual reversão da inelegibilidade de Bolsonaro


O presidente Lula (PT) afirmou nesta quinta-feira 27 não se importar com uma eventual reversão da inelegibilidade de Jair Bolsonaro (PL) e disse que venceria novamente seu adversário do pleito de 2022.
O Tribunal Superior Eleitoral impôs, no ano passado, duas condenações de oito anos de inelegibilidade ao ex-presidente. Ainda que ele derrubasse uma das sentenças no Supremo Tribunal Federal, a outra continuaria a valer.
“Eu não veto candidato adversário. Se ele conquistar, que seja. Se eu derrotei ele quando eu era oposição e ele situação, imagina agora”, disse Lula em entrevista à Rádio Itatiaia, de Minas Gerais. “Vou mostrar para ele que quem está na Presidência só perde a eleição se for incompetente.”
O petista, contudo, não confirmou que será candidato daqui a dois anos. “Nós temos muita gente para ser candidata, não precisa ser eu. A única hipótese em que eu disse que posso ser candidato é que se todos os indicadores mostrarem que eu sou a única pessoa para derrotar o fascismo e a extrema-direita, eu não terei problema de ser candidato.”
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Campos Neto alega que críticas de Lula dificultam a política monetária
Por CartaCapital
Ainda é cedo para discutir perdão aos envolvidos no 8 de Janeiro, diz Lula
Por Wendal Carmo
O que Lula pensa sobre nomear Pacheco para um ministério
Por CartaCapital