CartaExpressa
Noruega anuncia nova doação de US$ 50 milhões ao Fundo Amazônia
O anúncio ocorreu durante um fórum sobre florestas tropicais em Oslo


O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social e o governo da Noruega formalizaram nesta quarta-feira 26 uma nova doação ao Fundo Amazônia, no valor de 50 milhões de dólares (cerca de 273 milhões de reais).
O anúncio ocorreu durante um fórum sobre florestas tropicais em Oslo, a capital norueguesa.
“Essa nova doação da Noruega reafirma nossos compromissos mútuos e abre caminho para novos doadores seguirem esse exemplo de parceria bem-sucedida”, declarou o superintendente de Meio Ambiente do BNDES, Nabil Kadri.
A Noruega se comprometeu a fazer um aporte no Fundo Amazônia em dezembro passado, na COP28, nos Emirados Árabes Unidos.
O primeiro acordo de doação assinado entre BNDES e Noruega data de 2013. Desde então, o país continua a ser o maior doador, com recursos que superam 3 bilhões de reais.
A recriação da estrutura de governança do Fundo Amazônia foi um dos primeiros atos do presidente Lula (PT) em 2023. O movimento permitiu, além de novas doações, um aumento na lista dos países doadores. Neste ano, o Japão se tornou o primeiro país asiático a apoiar a iniciativa.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Lula publica decreto para definir meta contínua de inflação; entenda a mudança
Por CartaCapital
Supremo x Congresso: a opinião de Lula sobre quem deveria decidir sobre o porte de maconha no Brasil
Por CartaCapital
Lula nega plano para desvincular aposentadorias do salário mínimo: ‘Se fizer isso, não vou para o céu’
Por CartaCapital