Mundo
Papa reitera sua firme oposição à legalização das drogas
Vários países, incluindo Canadá, Uruguai, Malta e, mais recentemente, Alemanha, legalizaram a cannabis para uso recreativo.


O papa Francisco reiterou nesta quarta-feira sua firme oposição à legalização do consumo de drogas, denunciando os “traficantes da morte” e o impacto do tráfico de drogas no ambiente.
“A dependência de drogas não será reduzida pela legalização do uso de drogas, como foi proposto, ou já foi implementado, em alguns países. Isto é uma fantasia”, declarou o papa durante a sua audiência geral semanal na Praça de São Pedro, no Vaticano.
Vários países, incluindo Canadá, Uruguai, Malta e, mais recentemente, Alemanha, legalizaram a cannabis para uso recreativo.
“É um dever moral acabar com a produção e o tráfico destas substâncias perigosas”, acrescentou diante de milhares de fiéis por ocasião do dia internacional contra o tráfico de drogas, instituído pela ONU. Chamando os traficantes de “assassinos” movidos pela “lógica do poder e do dinheiro”, o jesuíta argentino também denunciou “o impacto destrutivo” do tráfico de drogas no meio ambiente, especialmente na Bacia Amazônica.
Diante deste “flagelo”, que “semeia sofrimento e morte”, Francisco apelou à benevolência para com as pessoas dependentes e “diante das situações de fragilidade e dor, saber ouvir o grito de solidão e angústia”.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Gilmar Mendes rebate Pacheco e nega ‘invasão de competência’ em decisão do STF sobre maconha
Por CartaCapital
Liberar porte de 25g de maconha tiraria 42 mil pessoas da prisão, aponta Ipea
Por André Lucena