Política
Projeto para notificar vítimas sobre a libertação de condenados avança na Câmara
A proposta tramita em caráter conclusivo e não terá de passar pelo plenário. Falta o aval da CCJ


A Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que estabelece procedimentos para notificar vítimas e agentes de segurança pública sobre a libertação de condenados.
Conforme a proposta, as instituições do sistema penal deverão fazer a notificação em caso de concessão de liberdade provisória, saídas temporárias e término do cumprimento de pena.
Os deputados aprovaram um substitutivo do relator, Delegado Palumbo (MDB-SP), para um projeto de Júnior Mano (PL-CE).
O relator inseriu na proposta a obrigação de as penitenciárias incluírem uma imagem atualizada do condenado na notificação.
O texto prevê ainda a proteção dos dados pessoais dos envolvidos, que deverão ser utilizados exclusivamente para a notificação. Um regulamento posterior especificará as medidas de segurança da informação a serem adotadas.
A matéria tramita em caráter conclusivo e ainda irá à Comissão de Constituição e Justiça antes de chegar ao Senado. A menos haja um requerimento, ela não terá de passar pelo plenário da Câmara.
(Com informações da Agência Câmara)
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Comissão da Câmara aprova projeto que cria lista de torcedores proibidos de frequentar estádios
Por Agência Câmara
Comissão da Câmara aprova regulamentação da profissão de gari
Por CartaCapital
Lula diz rezar para o povo ‘melhorar o nível’ dos eleitos para a Câmara e o Senado
Por CartaCapital