CartaExpressa

Em recurso inédito, oposição pede que denúncia contra Janones seja votada no Plenário

O Conselho de Ética decidiu arquivar um processo disciplinar contra o deputado federal por suposto esquema de rachadinha

Em recurso inédito, oposição pede que denúncia contra Janones seja votada no Plenário
Em recurso inédito, oposição pede que denúncia contra Janones seja votada no Plenário
Dep. André Janones (AVANTE - MG) Foto: Gilmar Félix / Câmara dos Deputados
Apoie Siga-nos no

Parlamentares da oposição na Câmara dos Deputados apresentaram um recurso inédito para que a decisão do Conselho de Ética de arquivar um processo disciplinar contra o deputado federal André Janones (Avante-MG) por suposto esquema de rachadinha seja levado ao plenário da Casa.

Segundo a secretaria do órgão, esta é a primeira vez que uma decisão preliminar tomada pelos membros do colegiado é questionada via recurso.

O requerimento, assinado pela deputada Bia Kicis (PL-DF), é proposto em conjunto com um total de 62 parlamentares.

Caberá ao presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), incluir o recurso na pauta de votações do plenário. Não há prazo para isso.

Pelas regras internas da Câmara, o plenário da Casa poderá reverter o entendimento adotado pelo Conselho de Ética. Nesse caso, em específico, o colegiado optou por arquivar uma representação do PL que pedia a cassação do mandato de Janones por uma possível prática de “rachadinha” pelo placar de 12 votos a 5. O relatório foi produzido pelo deputado Guilherme Boulos (PSOL-SP).

Na prática, se Lira aceitar a manobra e levar o tema ao Plenário, dois caminhos são possíveis. O primeiro, é a reafirmação do arquivamento da denúncia contra o parlamentar mineiro. Já o segundo caminho, pretendido pela oposição, é o plenário rejeitar o parecer pelo arquivamento da denúncia. Se essa for a opção, o processo retornaria ao Conselho de Ética, receberia um novo relator e prosseguiria para a fase de coleta de provas e depoimentos.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo