CartaExpressa
Barroso: Mundo vive prova de fogo com ascensão da extrema-direita e captura do sentimento religioso
O presidente do STF participa, neste sábado 22, do Brasil Fórum UK, na Universidade de Oxford, no Reino Unido


O presidente do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso, afirmou que o Brasil e o mundo vivem uma “prova de fogo” para preservar a democracia e disse haver em alguns países a “captura do sentimento religioso”.
Barroso participa, neste sábado 22, do Brasil Fórum UK, na Universidade de Oxford, no Reino Unido.
A “prova de fogo” decorre, segundo o magistrado, da “ascensão de uma extrema-direita intolerante em muitas partes do mundo e da utilização dos discursos de ódio e da desinformação como estratégia de atuação política”.
“E, em muitas partes do mundo, há a captura do sentimento religioso, com o uso abusivo em matéria política”, prosseguiu. “Ainda assim, no Brasil conseguimos preservar as instituições e vivemos em uma preservação já longa da institucionalidade, sob a Constituição de 1988.”
Barroso enfatizou que, sob a democracia constitucional, há espaço para liberais, conservadores e progressistas. “Só não tem lugar para quem não se disponha a respeitar as regras do jogo e os resultados eleitorais.”
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Silvio Almeida critica o PL antiaborto em culto em São Paulo e é aplaudido
Por CartaCapital
O verdadeiro Evangelho é pela vida
Por Priscilla dos Reis Ribeiro
Lula volta a acenar a evangélicos e diz que não nasceu para perder
Por Wendal Carmo