Mundo
Chefe da ONU alerta para risco de o Líbano se tornar ‘outra Gaza’
‘Um erro de cálculo poderia levar a uma catástrofe francamente inimaginável’, advertiu António Guterres


A população mundial não pode permitir que o Líbano se torne “outra Gaza”, afirmou nesta sexta-feira 21 o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, para denunciar uma “retórica belicista” de Israel e do grupo islamista Hezbollah que levanta receios de uma catástrofe “inimaginável”.
“Sinto-me obrigado a expressar a minha profunda preocupação com a escalada entre Israel e o Hezbollah ao longo da Linha Azul”, disse o português, referindo-se à linha de demarcação estabelecida pela ONU entre o Líbano e Israel.
O conflito entre Israel e o grupo islamista palestino Hamas em Gaza levou a um aumento da violência na fronteira norte de Israel com o Líbano.
No local, os confrontos armados entre o Exército israelense e o Hezbollah, aliado da organização palestina, intensificaram-se nas últimas semanas.
“O risco de o conflito se espalhar para o Oriente Médio é real e deve ser evitado. Um gesto imprudente, um erro de cálculo poderia levar a uma catástrofe muito além da fronteira e, francamente, inimaginável”, alertou Guterres. “Escalada na troca de tiros em curso. Escalada da retórica belicista em ambos os lados, como se a guerra total fosse iminente.”
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Tensão entre Israel e Hezbollah aumenta temor de expansão da guerra de Gaza
Por AFP
Porta-voz do Exército israelense diz que não é possível eliminar o Hamas
Por AFP
Chefe do Hezbollah ameaça Chipre se disponibilizar aeroportos e bases para Israel
Por AFP