Política

AtlasIntel/CNN: Boulos lidera com folga a disputa pela Prefeitura de São Paulo

O prefeito Ricardo Nunes segue na segunda colocação; chegada do coach Pablo Marçal (PRTB) na disputa jogou Tabata Amaral (PSB) para o quarto lugar no levantamento

AtlasIntel/CNN: Boulos lidera com folga a disputa pela Prefeitura de São Paulo
AtlasIntel/CNN: Boulos lidera com folga a disputa pela Prefeitura de São Paulo
Guilherme Boulos (PSOL-SP) e Ricardo Nunes (MDB) disputam o segundo turno das eleições na capital paulista – Fotos: Bruno Spada/Câmara dos Deputados e Wilson Dias/Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

O deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP) segue na liderança na disputa pela Prefeitura de São Paulo, segundo a nova pesquisa AtlasIntel em parceria com o canal de televisão CNN Brasil. O levantamento foi divulgado nesta quarta-feira 19.

O pré-candidato pelo PSOL tem, neste momento, 35,7% das intenções de voto. Ele é seguido pelo atual prefeito Ricardo Nunes (MDB), que somou apenas 23,4%, e por Pablo Marçal (PTRB), que tem 12,6%. Tabata Amaral (PSB) ocupa agora o quarto lugar na pesquisa, com 10,7%.

Na edição anterior, publicada em maio de 28, Boulos liderava o cenário com 37,2%. A oscilação está dentro da margem de erro.

Na nova pesquisa, Nunes subiu 2,9 pontos, pouco acima da margem de erro. Em maio deste ano ele tinha 20,5%. Ainda assim, o percentual é significativamente mais baixo do que o registrado em abril, quando o atual prefeito somava 33,7% e empatava tecnicamente com o deputado.

A queda do emedebista estaria relacionada à chegada de Marçal na disputa. O coach figura em terceiro lugar tem buscado votos e aliados no mesmo grupo político que hoje apoia o atual prefeito.

Desde a última pesquisa, Marçal ampliou em 2,2 pontos percentuais o volume de apoiadores. Na estreia na pesquisa, ele já havia empurrado Tabata Amaral para a quarta posição. No levantamento desta quarta, ela oscilou 0,8 para cima, dentro da margem de erro.

Confira o resultado completo:

  • Guilherme Boulos (PSOL): 35,7%;
  • Ricardo Nunes (MDB): 23,4%;
  • Pablo Marçal (PRTB): 12,6%;
  • Tabata Amaral (PSB): 10,7%;
  • Kim Kataguiri (União): 6,9%;
  • José Luiz Datena (PSDB): 5,8%;
  • Marina Helena (Novo): 2%;
  • Altino Prazeres Júnior (PSTU): 0%.

Outro cenário

A pesquisa também simulou um cenário sem a presença dos nomes de Pablo Marçal e Datena na disputa eleitoral. Com as subtrações, Boulos tem 37,5%, resultado semelhante à pesquisa anterior, e Nunes 32,4%.

Tabata figura, neste caso, em terceiro com 11,8% e Kataguiri em quarto, com 8,2%. Marina Helena vai 3,2%. Altino segue sem pontuar neste cenário.

Possível segundo turno

Entre os possíveis cenários de segundo turno com os nomes de Boulos, Nunes, Marçal, Tabata e Datena, o pré-candidato do PSOL lidera todos em que é citado. Nunes é quem se sai melhor na disputa direta com o parlamentar, conseguindo um empate técnico.

Confira:

Guilherme Boulos x Ricardo Nunes

  • Boulos 46%, Nunes 44%, brancos/nulos 9%, não soube responder 1%

Guilherme Boulos x Pablo Marçal

  • Boulos: 48%, Marçal 38%, brancos/nulos 13%, não soube responder 1%

Guilherme Boulos x José Luiz Datena

  • Boulos 44%, Datena 27%, brancos/nulos 27%, não soube responder 1%

Guilherme Boulos x Tabata Amaral

  • Boulos 40%, Tabata 25%, brancos/nulos 34%, não soube responder 1%

Ricardo Nunes x Tabata Amaral

  • Nunes 42%, Tabata 37%, brancos/nulos 18%, não soube responder 5%

Ricardo Nunes x José Luiz Datena

  • Nunes 43%, Datena 23%, brancos/nulos 30%, não soube responder 4%

Tabata Amaral x José Luiz Datena

  • Tabata 38%, Datena 22%, brancos/nulos 36%, não soube responder 4%

A pesquisa Atlas/CNN foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número SP-00609/2024. Para chegar ao resultado, foram entrevistados 2.220 eleitores paulistanos por meio de Recrutamento Digital Aleatório, entre os dias 10 e 11 de junho. A margem de erro é de 2 pontos percentuais.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo