CartaExpressa
Em meio a boatos de morte, Noam Chomsky recebe alta em hospital de São Paulo
O linguista americano estava internado para tratar de um AVC sofrido em 2023


O linguista e filósofo Noam Chomsky teve alta, nesta terça-feira 18, do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo. O norte-americano de 95 anos estava internado para se recuperar de um acidente vascular cerebral.
Chomsky sofreu o AVC em julho de 2023 e está no Brasil para cuidar da saúde. Ele é casado com a brasileira Valeria Wasserman.
A informação sobre a alta foi divulgada após boatos de que o linguista teria morrido. A nota divulgando a alta hospitalar é assinada pelos médicos Renato Veira, diretor-executivo, e Marcelo Sampaio, cardiologista.
O filósofo é professor emérito de linguística do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts, em português) e da Universidade do Arizona, nos Estados Unidos.
Além do seu trabalho no âmbito da linguística, Chomsky é também conhecido pelas suas posições políticas de esquerda e pela sua crítica à política externa dos Estados Unidos. Em 2018, Chomsky chegou a visitar o presidente Lula (PT) na prisão em Curitiba.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.