Mundo

Estado de Maryland anulará 175 mil condenações por consumo de maconha

Quase 100 mil pessoas condenadas apenas por porte ou consumo de maconha, atualmente legalizada no estado, passarão a ter ficha limpa

Estado de Maryland anulará 175 mil condenações por consumo de maconha
Estado de Maryland anulará 175 mil condenações por consumo de maconha
Foto: NELSON ALMEIDA / AFP
Apoie Siga-nos no

O estado de Maryland, no nordeste dos Estados Unidos, vai anular 175 mil condenações por consumo de maconha, anunciou o governador Wes Moore em uma entrevista ao jornal Washington Post.

Moore, democrata e primeiro governador negro de Maryland, declarou ao jornal que pretende “retificar um grande número de erros históricos” com a assinatura de um decreto de anistia nesta segunda-feira (17).

Com a medida, quase 100 mil pessoas condenadas por porte ou consumo de maconha, atualmente legalizada no estado, passarão a ter ficha limpa.

Moore afirmou que muitas pessoas, a maioria delas pertencentes a minorias étnicas, ainda são rejeitadas em entrevistas de emprego, no acesso à educação ou à moradia por antigas condenações por posse de maconha.

Com quase seis milhões de habitantes, o estado de Maryland, na costa leste dos Estados Unidos, legalizou o uso recreativo e a venda de maconha no varejo, após um referendo em 2023.

Para Moore, esta é a “ação executiva de maior alcance e agressividade” no país para eliminar as desigualdades na justiça criminal à medida que mais estados flexibilizam as leis sobre a maconha.

O procurador-geral de Maryland, Anthony Brown, disse que os indultos serão estendidos a qualquer pessoa condenada por contravenção por porte de maconha.

Segundo a União Americana pelas Liberdades Civis, os negros têm três vezes mais probabilidade que os brancos de uma detenção por porte de maconha.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há mais de 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo