Política

Netanyahu não quer resolver o problema e sim ‘aniquilar palestinos’, diz Lula

Presidente condenou os ataques de Israel contra a Faixa de Gaza e as violações de direitos humanos

Netanyahu não quer resolver o problema e sim ‘aniquilar palestinos’, diz Lula
Netanyahu não quer resolver o problema e sim ‘aniquilar palestinos’, diz Lula
Foto: Evaristo Sa/AFP
Apoie Siga-nos no

O presidente Lula (PT) voltou a criticar, neste sábado 15, o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu. Segundo Lula, ele não quer resolver o problema e sim “aniquilar os palestinos”.

“Ele quer aniquilar os palestinos em cada gesto dele, em cada ato dele. Vamos ver se ele vai cumprir a decisão do Tribunal Penal Internacional, vamos ver se ele vai cumprir a decisão tirada da ONU agora”, disse Lula.

As falas do presidente brasileiro são em referência à decisão do procurador-chefe do TPI, Karim Khan, de solicitar mandados de prisão contra Netanyahu, o ministro da Defesa israelense, Yoav Gallant, e líderes do Hamas.

Na sexta-feira 14, Lula já tinha se pronunciado sobre os ataques de Israel contra a Faixa de Gaza. “Em Gaza, vemos o legítimo direito de defesa se transformar em direito de vingança. Estamos diante da violação cotidiana do direito humanitário”, disse.

Em janeiro, o Brasil anunciou apoio à iniciativa sul-africana de acionar a chamada Corte de Haia contra o Estado israelense por sua ofensiva militar em territórios palestinos.

A ação busca o reconhecimento de que o país comandado por Benjamin Netanyahu infringiu obrigações previstas na Convenção para a Prevenção e Repressão do Crime de Genocídio.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

2026 já começou

Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.

A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.

Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.

Assine ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo